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Star Ocean

02 ago

Usando praticamente todo o hardware do Snes, Star Ocean passou despercebido na época de novos consoles, e continua no cenário cult até hoje, com seus múltiplos finais baseados no relacionamento do protagonista Ratix com seus comparsas, sistema de skills inovadoras para a época (sobretudo falando em RPG oriental), e um sistema de batalha mais baseado em ação.

Tudo começa em um planeta habitado por seres de grandes caudas denominados Fellpool, com um trio de amigos participando de um inocente grupo de exterminio de bandidos, quando uma contagiosa doença que transforma suas vítimas em pedra surge no vilarejo vizinho. A partir daí, Humanos (de nosso planeta) aparecem numa nave com o objetivo de ajuda-los com a doença, e a bagunça toda se inicia. A trama do jogo se extende por uma viagem ao passado para encontrar a cura da doença, contratos internacionais entre planetas, e segredos que ligam planetas. É um enredo que pode ser considerado original perante a outros JRPGs, a busca da cura de uma doença em vez de salvar o mundo.

 

O sistema de batalha é divertido, apesar de ser meio Hack’n’Slash e não dar controle total do grupo. Depois de Tales Of Phantasia, foi provavelmente o segundo JRPG a usar mais elementos de ação com aliados controlados por padrões de inteligência artificial. Para falar a verdade, a grande diferença deste para com o primeiro “Tales Of” se dá com relação a dimensão de câmera: Enquanto o primeiro Tales era totalmente side scrolling, Star Ocean apresenta uma câmera isométrica. O sistema de habilidades foi a grande inovação, o jogador compra kits de atuações em lojas, que podem ser desenvolvidas em inúmeras habilidades, desde correr no cenário (obrigatório em certa parte do jogo), aprender a tocar um instrumento, forjar armas, cozinhar melhor ou óbvias vantagens em batalha como rasteiras, bloqueios, entre outros. É algo que vai muito além das batalhas, o jogador aprende a interagir com as quests, cenários e personagens de forma incrível e sem precedentes, é o grande trunfo do jogo.

 

Outra diferença do jogo, pegando embalo em Chrono Trigger, são suas múltiplas opções de finais. Dependendo a sua performance com os Private Actions, você poderá habilitar um final com cenas diferentes. Private Action são eventos não obrigatórios que ocorrem em visistas as cidades, onde se interage de forma diferente com seus aliados. Eu particularmente achei esse método meio falho, você só vai habilitar o final dos personagens no qual você obteve bom relacionamento nas Private Actions, e é meio broxante saber o que aconteceu com apenas alguns personagens do seu grupo no final. Em todo caso, é um bom motivo para um segundo gameplay, para um jogo que dura cerca de 25 horas.

Por fim, Star Ocean é um jogo divertido, com uma trama bem interessante, um ótimo RPG para o Super Nes.

Nota: 98

 
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Publicado por em 2 de agosto de 2014 em Super Nintendo

 

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