RSS

Star Ocean: Till the End of Time

19 out

Till the End of Time, é o terceiro titulo da série, que já teve um jogo para Playstation, um para Super Nintendo, e mais recentemente, XBOX360 e Playstation 3 também receberam um jogo da série. Os dois primeiros não tiveram grande cobertura da mídia, especialmente o primeiro, restrito ao mercado japonês, mas foram grandes sucessos de público. 

Star Ocean, é uma série de RPG futurístico. O planeta Terra faz parte de uma Federação Galáctica que sai de uma guerra esfacelada, e tenta aos poucos se reabilitar. O protagonista do jogo é Fayt , um adolescente que passa férias com seus pais e sua amiga Sophia, em um planeta da Federação. No meio de felicidades e descanso com seus pais, o planeta começa a ser atacado, e quando Fayt precisa fugir, acaba se separando deles e de Sophia. Enquanto ele tenta encontra-los, descobre uma trama que pode ameaçar a galáxia.

O universo é futurístico, mas os locais por onde Fayt passa, não encontram o mesmo ambiente. Vários planetas com tecnologias mais atrasadas que a sua, e mais da metade do jogo se passa em ambientes medievais. Quem gosta de RPG sci fi, vai gostar dos visuais, mas vai sentir falta de equipamentos que fazem jus à tecnologia (somente um personagem usa armas avançadas). A estória é bem escrita e desenvolvida, seguindo a mesma narrativa da maioria dos RPGs top de linha da geração PS1/PS2. Mas existe um ponto que fica estranho durante o jogo, porque na verdade, são duas estórias diferentes. Se a Square Enix quisesse poderia dividir Star Ocean em dois. As estórias são envolventes, mas a segunda, que é realmente a estória principal do jogo, só começa depois de mais ou menos 30 horas de partida. Além disso, as cenas em alguns momentos são longas demais e com ação de menos. São diálogos longos e com poucas consequências para o jogo. 

 

 

O jogo traz um total de 10 personagens e 8 deles podem ser escolhidos pelo jogador para formar o grupo. Desses, apenas três participam dos combates, mas os outros estão presentes nos eventos. É possível dispensar e chamar novamente os personagens. Cada um deles usa uma arma, uma armadura e dois itens de suporte. O tipo de arma é sempre a mesma: Fayt sempre usa uma espada, mas existem várias versões de cada uma delas. Como os personagens são diferentes, montar grupos diferentes traz novas experiências de jogo. Cada personagem também tem uma estória e ambições e alguns são bem interessantes e divertidos.

Star Ocean é um RPG de ação. Os inimigos normais estão sempre na tela, com isso, pode-se escolher quais batalhas enfrentar, como visto em jogos como Chrono Cross. Quando a luta inicia, os três personagens escolhidos pelo jogador se veem de frente com os inimigos. O campo de luta é fechado, mas é possível fugir. O jogador só controla um dos personagens, mas pode trocar quem está controlando a qualquer momento da luta. São quatro tipos de ataques: O rápido de curta distância, rápido de longa distância, lento de curta distância e lento de longa distância. Além dos ataques, existe a simbologia magia, que é usada por alguns personagens. Para vencer a luta, o jogador precisa acabar com os pontos de vida ou com os pontos de magia do inimigo (o que não faz muito sentido, e na maioria das vezes seus personagens morrem por falta de magia). Uma particularidade do combate em Star Ocean é a fúria. Todo personagem tem um marcador de fúria e sempre que faz uma ação ele perde fúria. Quando sua fúria esta baixa ele não pode fazer certas ações.

Mais da metade do tempo de jogo será em combates, alguns são longos e táticos, mas também podem ficar bem entediantes, principalmente porque seus aliados são possui uma inteligência estúpida. Seus personagens chegam ao cumulo de atacar os inimigos com tipos de ataques que curam eles (Ex: monstros do fogo, quando atacados com fogo ganham pontos de vida, mas seus aliados atacam com fogo). Ou melhor: eles correm no exato momento em que o inimigo esta usando um ataque, ele corre para sofrer dano… É difícil fazer um jogo de equipe, porque o jogador precisa cuidar dos três personagens durante as lutas. Esse problema não estraga, mas atrapalha o jogo, principalmente em lutas que poderiam durar 2 minutos, levando 5, 8 minutos.

Durante todo o jogo, Fayt e seus companheiros passarão por várias cidades e explorar todo o mapa dará prêmios para o jogador, além dos tesouros que ficam espalhados por eles, tornando um grande atrativo para os Gamers aficionados por obter 100% de um jogo, conseguir explorar todo os mapas de todos os planetas. 

Star Ocean: Till the End of Time,  tem um ambiente diferente da maioria dos RPG’s para videogames, mas mantém o clima de fantasia medieval. Poderia ser melhor, mas não deixa a desejar, vale a pena para quem gosta de RPGs que permitam exploração em grandes áreas. Seu enredo é bem legal e chama atenção por seus personagens carismáticos, pois com todas as mudanças pelas quais eles passam ao longo de suas quase 60 horas de jogo, certamente fará você se interessar e se surpreender com essa gloriosa odisseia espacial. 

 Nota: 94

 
Deixe um comentário

Publicado por em 19 de outubro de 2014 em Playstation 2

 

Tags:

Deixe um comentário